CAll of Duty: Advanced Warfare tem deixado muita gente apreensiva. Motivos não faltam. Afinal, a relativa estagnação da série praticamente exige uma mudança. De onde ela pode vir? De Dead Space, ao que parece. Em entrevista ao site Eurogamer, os fundadores da Sledgehammer Games, Glen Schofield e Michael Condrey, abordaram — entre outros temas — como a atmosfera particular das deventuras com necromorfos pode ditar o novo ritmo de CoD.
“Em Dead Space, nós tivemos a nossa chance”, disse Schofield ao referido site. “Aquilo era incrivelmente obstinado, o foco estava na qualidade e em nada mais.” Naturalmente, os prêmios surgidos por ocasião do imenso barulho deixado por Dead Space abriram aos dois a possibilidade de trabalhar com CoD em seu próprio estúdio. E com sua própria “pegada”.
Está tudo na narrativa
Para o duo da Sledgehammer, talvez a maior lição a ser trazida de Dead Space para Call of Duty: Advanced Warfare seja a forma de contar uma boa história — digamos, além da possibilidade de uma jogatina em terceira pessoa. “A melhor coisa de trabalhar com Dead Space foi o foco na narrativa, em termos de atmosfera e de clima”, disse Robins.
“Uma das nossas metas quando trabalhamos com Dead Space foi manter uma imersão constante — sem deixar que o jogador escapasse do mundo de jogo em nenhum momento.” E a dupla garante que esse mesmo princípio deve valer para a história de Advanced Warfare, o que deve acarretar mudanças também na cronologia do game. “Algumas das fases que desenvolvemos são mais longas do que aquelas tipicamente encontradas em Call of Duty.”
Um motivo para lutar
Basicamente, o resultado deve fazer com que você “se importe” com os acontecimentos da trama. “A história segue os passos de um único personagem ao longo de cada fase. Isso nos deu certa clareza em relação à narrativa”, diz Robins, garantindo que o jogador deverá sempre ter um “motivo” para fazer o que faz no jogo.
Entretanto, ele garante que você não será arremessado em uma montanha-russa emocional a todo o momento. “Nós estamos nos livrando de quaisquer elementos potencialmente distrativos. (...) Nós queremos mantê-lo em uma mesma questão emocional por mais tempo.” De acordo com o desenvolvedor, ocorrências significativas a todo o momento tendem enfraquecer o envolvimento a história. Seria um desserviço à Guerra do Vietnã, sem dúvida.
Call of Duty: Advanced Warfare deve dar as caras no dia 4 de novembro, com lançamentos previstos para PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e Xbox 360.
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